Regional Prices na Steam Store

Steam Store Regional Prices

Você sabe o que são os tais regional prices na loja da Steam? Pois se não sabe, aqui neste artigo eu vou explicar.

Porém, não se trata de uma explicação técnica ou uma profunda análise de mercado, até porque eu estaria bullshiting. É apenas o que sei sobre o assunto como gamer e interessado no assunto. Ok, dito isso…

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que na Steam existe regional currency, ou seja, pagamentos com moeda local. Se estou no Brasil, os preços dos jogos são em Real e por aí vai.

Nem todas as lojas online de jogos fazem isso, por exemplo, na Humble Store é tudo em dólar, enquanto em outras os valores são em euro, entre outras moedas. Isso por si só já é uma vantagem da Steam, mas ela vai além…

Regional prices

Doom Ethernal no regional pricing Steam

O conceito disso é bem simples. Baseado em valores praticados no mercado e no poder aquisitivo local, a Steam sugere aos desenvolvedores diferentes preços em diferentes países, na hora de cobrar pelos seus jogos.

E é assim que, ao invés dos brasileiros pagarem 60 dólares nos jogos AAA mais recentes, como o último da franquia Assassins Creed, o que seria por volta dos 230 Reais, atualmente estão pagando “apenas” 160 Reais.

Se não houvesse o regional price, todos, em qualquer parte do mundo, teriam que pagar o equivalente ao valor do jogo em dólares, convertido para suas moedas locais.

É claro que isso não é obrigatório e muitos desenvolvedores, como a Bethesda, não estão nem aí para os mercados locais. Mas em geral os consumidores tendem a taxar tais desenvolvedores de greedy ou evil, até boicotando seus jogos (como eu mesmo).

A exemplo disso, Fallout 4 (da Bethesda) havia vendido poucas mil unidades no Brasil em sua primeira semana, enquanto vendia milhões pelo resto do mundo. Ponto para a pirataria.

Steam DB regional prices

Países como China e Rússia têm preços ainda menores do que aqui, enquanto outros como a Suíça e o Japão, têm preços ainda maiores do que os praticados nos EUA em dólar.

Como as conversões são apenas sugeridas pela Steam, ainda os que praticam os preços regionais têm aumentado os valores por aqui. Antes, era possível comprar qualquer AAA por 99 Reais, enquanto agora esses valores estão subindo para os 160 do exemplo.

Hoje em dia, em que os jogos são apenas arquivos copiados e colados para a sua conta, sem as despesas absurdas e dependentes do dólar com o custo de produção, estoque e entrega, a sugestão da Steam é mais do que bem vinda, tanto para os gamers, quanto para os próprios desenvolvedores.

Será que um dia as grandes produtoras seguirão os passos de Bethesda e Ubisoft, ou vão ficar com o exemplo da Rockstar e CD Projekt Red?

Cyberpunk 2077 da CD Projekt sem preço regional

Ou melhor, a CD Projekt de The Witcher já era, pois Cyberpunk 2077 está por 199 Reais na Steam. Evil CD Projekt Red.

You may also like...

1 Response

  1. July 28, 2019

    […] suas ótimas políticas de preço e atenção ao consumidor, resolveu não dar muita atenção ao regional price para o Brasil. Vamos ver se até o lançamento algo muda. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]